Tuesday, April 22, 2008

Woodstock e as aventuras da vida






Direto das terras do Norte, mais notícias. Uma coisa que eu descobri por aqui é que Canadense adora inventar, todo dia é dia de alguma coisa. Para começar, vamos pelo domingo:

Domingo, não tinha muito o que fazer, ainda estou conhecendo as pessoas e os locais. Inventei de ir malhar e depois ia para o Marketing e o Downtown, pois estava o maior sol, e isto significa rua para os Canadenses. Depois da malhação, comi comida italiana aqui, nada diferente, as mesmas massas e os mesmos molhos, mas eles têm um pão, que parece pão de alho de churrasco que é muito bom. Depois tomei um bom Gelatto (Sorvete em italiano) aqui de Peanut butter and Blueberries, raspberries e Waterlemon (MUITO BOM). Depois liguei para o meu roomate para a gente se encontrar no jardim (grama) perto da National Gallery. Ele tava sem fazer nada e só ia encontrar a namorada à noite. Chegando lá, a maior surpresa, era o dia internacional da Maconha aqui. Não sei quem inventou, se os jovens, se é de verdade mesmo, enfim, tava a maior festa literalmente. Uma velha bêbada veio nos perguntar o que era isso, e John falou que era uma festa, ela perguntou se podia participar, ele falou que sim, ela foi para o meio do povo, onde estavam tocando e começou a dançar, se jogou em cima de um velho, MUITO doida, parecia uma índia americana. Enfim, muita gente fumando Marijuana. Quem me conhece, sabe que eu não aprovo, não acho legal. Perguntei ao meu roomate se a polícia não fazia nada, e ele me respondeu que a polícia sabe, mas que não faz nada, porque o povo não está fazendo mal a ninguém, "exceto a eles mesmos." Tinha lido também, que no Canadá, era uma falta de respeito jogar lixo na rua, e acabei me deparando com a foto acima neste mesmo dia, a grama estava imunda, cheia de garrafas, guardanapos, copos jogados na grama. Aí John me explicou, do mesmo jeito que eles sujam, no final do dia, tem o pessoal do grupo mesmo que limpa. Eu vi duas pessoas pegando um super saco de lixo e catando todos os restos que os outros deixaram. Nem todo mundo aqui é naturalmente correto, mas os que são tentam compensar. Aliás, hoje é o dia da Terra aqui e só se fala no planeta e no famoso environment!

Com relação aos pedintes na rua, tive outra visão. As pessoas me explicaram que estas pessoas estão na rua porque querem. Elas recebem dinheiro do governo porque estão desempregadas e têm abrigo para morar. Contudo, para dormir no abrigo, elas têm que estar limpas (sem álcool ou drougas), então elas preferem ficar na rua com cartazes Beer (Cerveja) do que ir para os abrigos sem se drogar. Enfim, mais uma loucura daqui! Voltei para casa tentando entender estas pessoas.

Hoje encontrei com um italiano da AIESEC que veio visitar Ottawa, ele ligou para minha casa querendo falar com o ex-estagiário que morava aqui e acabei saindo com ele e Danny, do Equador, que também trabalha no governo, para mostrar a cidade.

A academia aqui é bem diferente. Tem todas as máquinas que tem no Brasil, MAS, não tem instrutor. É cada um por si e pronto. O povo costuma comprar muitas revistas e inventam o seu próprio treino. Tem um circuito que você pode fazer com 10 máquinas que trabalha todos os grupos musculares, mas pouquíssima gente faz. Tem muita gente super forte e muitas vezes fazendo os exercícios errados e ferrando a coluna. Mas eles adoram! Eu ainda não interferi, estou apenas observando. Por outro lado, tem umas aulas aqui muito doidas, em especial a aula de rip-rop. Sem brincadeira nenhuma, parece que você está dentro de um clip de qualquer bandinha/cantor(a) de rip-rop americana. O pessoal leva isso muito a sério e dançam muito, eu ainda estou sem acreditar. É muito interessante.

Acabei voltando para casa de ônibus, estava com a camisa da R2 e a mulher de trás me interrompeu perguntando se eu era do Brasil, começamos a conversar e já fizemos amizade. Pois é, quem não se comunica, ....

Meu projeto é fazer amizades, quero conhecer o máximo de gente possível. Logo mais conto mais aventuras. O próximo blog deve ser sobre as comidas daqui e o supermercado!

Abraços

Saturday, April 19, 2008

Sábado de sol






Foto 1 - Eu e John esperando o ônibus.
Foto 2 - Arte no centro da cidade
Foto 3 - Entrada do prédio que eu trabalho, tudo é do governo
Foto 4 - Pessoal da Aiesec e alguns amigos circulando pela cidade
Foto 5 - A grama começando a florescer e várias pessoas se divertindo com o sol


Sol aqui é sinônimo de comemoração. Hoje eu sei o quanto ele é importante e o quanto ele faz as pessoas felizes. Aqui está todo mundo louco porque é um dia de sol. Temos isso todos os dias e talvez não aproveitemos as belezas e a importância disto. Diagnóstico, hoje está em torno de 23 graus, esfriou um pouco a noite, mas deve estar uns 16 graus, então está muito agradável. As árvores ainda estão sem folhas e ainda há um pouco de neve em alguns lugares, mas muito em breve irá acabar.

Enfim, hoje foi dia de passear no Downtow. O centro da cidade aqui é muito bonito, com muitos pubs e restaurantes típicos da Europa, as pessoas estão nas ruas, as mulheres com saias e mini-shorts sentindo-se as mais belas do mundo. É tudo muito divertido, ninguém quer ficar em casa.

Por outro lado, tenho que afirmar, o centro da cidade tem MUITOS pedintes. Diria até que mais do que no Brasil. Acho que fui interrompido umas 15 vezes em apenas 4h que passei no centro. Muitos adultos dizendo que não tem onde morar e pedindo dinheiro. Eles dizem que este tipo de gente pede para comprar droga e álcool. Eu ainda não sei se isto é uma condição social ou escolha pessoal de viver na rua. O que posso dizer é que na capital, tem gente SIM na rua, sem casa, pedindo esmola e dormindo nas calçadas. (A diferença é que a maioria é loiro e não há nenhuma criança pedindo), mas continua sendo ainda um choque muito forte, ver este tipo de coisa por aqui.

Falando em coisas estranhas, dizem por aqui que o Canadá é um país para todos. E realmente exista todo tipo de raça aqui, você vai ouvir música islâmica, vai ver gente usando bursa (mulheres com o um pano na cabeça), vai ver asiático. O bom é que a primeira vista, ninguém tem como dizer que você é estrangeiro. Todo mundo aqui se respeita. Essa regra só é quebrada entre franco e anglo-canadenses. Um não gosta do outro. E em Ottawa que basta cruzar a ponte para estar no lado francês, Gatineau-Quebec, a confusão é grande. Se você está do lado francês e pergunta por alguma coisa em inglês, eles já não te olham com bons olhos, o mesmo acontece do lado de cá, um diz que o outro é arrogante. Enfim, não é todo mundo, mas que existe, ah isso existe.

Falando de mim, saí com meu roomate John e Peter e Chrystal da AIESEC, provei o famoso Beaver and Tail, que é como um pretzel só que no formato de uma pizza oval, com canela e açúcar. É gostoso, mas nada fora do normal. Depois comemos Gelatto (sorvete em italiano), e aqui eles dizem que é o típico sorvete da itália. Muito bom também, difícil é escolher o sabor, porque os nomes são muito diferentes e eu fiquei muito indeciso. Mas era bom! Depois sentamos na grama e ficamos tomando sol, nada mais estrangeiro do que isso. Foi bem gostoso.

Para quem não provou ainda, não percam tempo e comam comida Tailandesa. É muito boa, experimentei esta semana, ela é o prato principal, mas é um pouco doce e apimentada ao mesmo tempo, lembra comida chinesa, mas o sabor é muito peculiar. É muito bom!

Logo mais teremos mais notícias direto das Terras do Norte...

Bom final de semana para todos!

Friday, April 18, 2008

Primeira semana no Canada - Resumo

Primeira noite, em um Pub no centro! Quase todo o time da AIESEC Ottawa.
No aeroporto de Ottawa.
Na entrada do Parlamento.
O aeroporto de Toronto é rigorosamente incrível e a cidade é maravilhosa. Uma SP muito melhor.

Finalmente comprei meu laptop e estou podendo ver meus emails. O gmail não funciona no meu trabalho e geralmente estou bem concentrado lá e não consigo mexer. Vamos por partes, com relação a minha cidade, ela é linda, mas parece pequena, porque os prédios não podem ser mais altos dos que o que eu trabalho (do governo) isso é lei aqui. Então ela parece pequena, o centro é lindo, parece uma cidade européia com muitos pubs, restaurantes e clubs. Mas tem todas as facilidades e mordomias da vida americana. Aqui carro de estudante é Honda Civic esportivo, com direção hidráulica e câmbio automático (OK OK). Por outro lado, estava passeado com Georgina e o que escuto no rádio? Ana Carolina e Seu Jorge tocando Pra Rua me levar, fiquei emocionado! O Canadá é realmente bem receptivo.


Aqui tem comida para tudo e as frutas são maravilhosas (uva aqui não tem caroço, e as maças brasileiras são do tamanho de uma maçã argentina e SUPER doces, salada já vem pronta na embalagem, é só pôr molho, croutòns e comer). Nos restaurantes, sempre peço meio prato, porque tudo aqui é ENORME! Não tem iogurte em garrafa, existe os potes família e são DELICIOSOS.


Minha casa é ótima, o bairro não é dos melhores, mas é bem perto do meu trabalho, 5 min caminhando. E meus roomates são ótimos, dois canadenses e uma austríaca, cada um tem seu quarto, se respeitam muito, mas temos ótimos jantares e conversas à noite, não me sinto sozinho. Acho que é melhor do que morar só no início, pois eles dizem onde está tudo e tentam me ensinar nomes em inglês como: geladeira, fogão, garfo, faca, frigideira, lavadora de pratos, etc. Que a gente não costuma aprender em cursos de inglês no Brasil (pelo menos não os que eu fui).


Com relação ao meu trabalho, o meu empresarial é incrível, gigante, com um shopping embaixo, academia, restaurante, etc. Tudo muito organizado e bonito. Minha chefe me adorou e já quer que eu fique aqui por 1 ano. O povo é MUITO simpático, nem as contas eles deixam eu pagar, todo mundo me ajuda. Acho que eles gostaram de mim, morrem de rir comigo tentando aprender francês, porque todo mundo (pelo menos no governo) falam os dois. O meu projeto é muito interessante, mas por enquanto, eles têm me dado tarefas muito fáceis, estou provando a eles que posso fazer muito mais e melhor, e acho que é uma questão de tempo pegar um projeto maior e ter maiores responsabilidades. Isso leva um tempinho. O meu deadline geralmente é 15 dias ou 1 semana para coisas que eu termino em 2h, no máximo 3h. Eles ficam super felizes. O trabalho aqui é de 9h às 17h, mas todo mundo chega às 9h ou um pouco depois e desce para tomar café (é um vício aqui, Tim Hortons). Então quando voltam é que começam a trabalhar, 11h40 saem para almoçar, pode ser na rua ou no seu próprio escritório, se vc trouxer comida. E 16h30 não tem mais ninguém no andar inteiro. Só eu lendo algum material. O ritmo de vida aqui é bem diferente.


Com relação ao inglês, no começo foi difícil pq o sotaque é bem forte e eles falam muito rápido. Mas agora já entendo tudo, às vezes é difícil se comunicar, pq eu não sei certas palavras, como por exemplo, as comidas, é muito difícil, a gente não aprende como é gengibre, soja, fritar, frigideira, cozido em inglês, eles tentam me explicar, mas as vezes, eu ainda não entendo, no final todo mundo ri. Mas já estou entendo tudo e começando a pensar em inglês, é muito engraçado.


Entrei hoje em uma academia aqui. É muito boa, não é como a R2 (Que saudade), e aqui vc é muito livre, vc faz seu treino, etc. Tem todas as aulas da body system e hoje eu fiz uma aula de Rip-Rop MUITO irada. Tem Yoga tb.


Hoje tirei alguns documentos e abri uma conta no banco. A mulher foi super tosca, porque é um banco francês e eles odeiam falar inglês (existe a maior "richa" entre os franceses e ingleses canadenses, principalmente na minha cidade, que cruzou o rio você esta em um ou outro). Aqui você paga pelas vezes que usa o cartão, dá para acreditar? Além disso, se quiser uma conta poupança, você tem que abrir uma outra conta. Hahahahah... Ah, e não tem como fazer um depósito no caixa eletrônico para outra pessoa, tem que ir ao Caixa mesmo. Depois nós é que somos terceiro mundo!


Enfim, é isso, logo mais eu postarei as fotos.


Abraços,


Thiago